vidros
vidros

Alunos da Facopp - Unoeste reformulam site diocesano

publicado em 04/09/2019
compartilhe:

A Diocese de Presidente Prudente, através de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado por alunos da Faculdade de Comunicação (Facopp) da Unoeste, lançou no último fim de semana o novo site diocesano. Em um primeiro momento, na Catedral São Sebastião, estiveram presentes o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, membros do clero e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), que representam 20 paróquias da região.

A reformulação do meio de comunicação realizada pelos alunos Evandro Marques, Luana Mariano e Rodrigo Moraes, foi orientada pelos professores, jornalistas e agentes da Pascom, Roberto Mancuzo e Thaisa Bacco, além de contar com a colaboração do assessor de comunicação da Diocese, padre Rodrigo Gomes e do monsenhor José Antônio.

Para chegar ao produto final, apresentado durante a cerimônia de lançamento, durante um ano os alunos desenvolveram um intenso trabalho de pesquisa acerca das 54 paróquias, 78 padres e 37 pastorais e movimentos que compõem a Diocese de Presidente Prudente. Além disso, foram analisados 91 sites de dioceses do Brasil.

O principal destaque do site será a seção de notícias, que contará com a colaboração de todos os agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese para se manter sempre atualizado.

De acordo com a formanda em Jornalismo Luana Mariano, a partir do momento em que o site é lançado, o grupo não é o único responsável pela produção de notícias. “Essa é a grande novidade: podermos realizar essa interação entre Pastoral da Comunicação Diocesana e Pascom de cada paróquia. É com essa conexão constante que manteremos o dinamismo do site.”    

Para a orientadora Thaisa Bacco, o site já nasceu com uma proposta de coletividade, pois não surgiu a partir de uma única pessoa. “Colaboração implica que todas as pessoas tenham o mesmo objetivo. O site não tem o espírito de cada Pascom pela sua paróquia, mas todos os agentes pastorais a serviço da evangelização. Esse é o verdadeiro sentido da colaboração que nós propusemos para o site.”

O padre Rodrigo Gomes salienta que o novo site é a concretização de uma realidade e um sinal de que estão no caminho certo. “O desenvolvimento do novo canal de comunicação da Diocese foi um grande desafio, mas também um grande presente. Com certeza trará algo a mais para a unidade da nossa Igreja.”

O site foi estruturado e organizado visando ao objetivo primordial da comunicação católica: a evangelização. O bispo diocesano Dom Benedito destacou que a esperança é que, através do site, “outras pessoas possam encontrar com Cristo, tornar-se discípulas e propagar a Boa Nova”.

O orientador Roberto Mancuzo também destaca a importância desse novo canal de comunicação para o serviço de evangelização das paróquias. “As 54 comunidades da nossa região têm agora um novo instrumento de evangelização, além dos tradicionais. A evangelização só vai acontecer a partir de uma boa e estruturada comunicação pelas ações dos fiéis no dia a dia, no contato com as pessoas, nas missas e pela comunicação mais social e estruturada, que é essa que nós trabalhamos com a Pascom.”

Para Valdir Branquinho, da Pascom da Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima de Presidente Venceslau (SP), com as constantes mudanças na sociedade, o site se tornou um instrumento de evangelização. “É muito importante que nossa Diocese esteja interessada em sempre se atualizar e disponibilizar para os fiéis informações sobre tudo que ocorre na nossa região. Isso vem trazer ainda mais conhecimento e mostrar que a nossa Diocese é sempre muito ativa.”

A agente da Pascom do Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face de Presidente Prudente (SP), Eveline Zarpelão, elogiou o dinamismo e a usabilidade do site. “Quando entramos em um site, nós não queremos ficar perdendo tempo procurando as coisas. Queremos achar tudo com facilidade e rapidez. Esse é um dos pontos principais do site. Você não precisa procurar muito para encontrar as informações.”

Sobre a necessidade de colaboração dos pasconeiros, Eveline acredita que se todos contribuírem com um pouco, o site estará sempre abastecido de um conteúdo rico e atual. E completa: “Eu estou pronta para ajudar”. 

Com colaboração de Nelise Pinheiro/Pascom Diocesana

Foto: Roberto Mancuzo

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste - Fones: (18) 3229-1185 ou 1090 - imprensa@unoeste.br
<< voltar para a lista de notícias