vidros
vidros

Saiba como solicitar o Passe Livre pela Internet

publicado em 11/07/2018
compartilhe:

Pessoas com deficiência ou com carência financeira comprovada podem solicitar o Passe Livre sem sair de casa, pela Internet. O portal para requisição do benefício é adaptado para navegação acessível. Para garantir o direito de utilizar o transporte coletivo interestadual de forma gratuita por rodovia, ferrovia e barco, basta seguir os passos:

Divulgação/Freepik Antes, verifique se tem direito ao Passe Livre

Segundo o Ministério dos Transportes, são consideradas pessoas carentes aquelas que pertencem a uma família com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa. O cidadão deve somar todos os ganhos da casa, como salários, pensões e aposentadorias, e dividir o resultado pelo número total de membros da família, inclusive os sem renda e crianças. Já para comprovar a deficiência, é necessário apresentar um documento padrão do Sistema Único de Saúde (SUS), chamado Atestado/Relatório Médico Padrão do Passe Livre. Ele deve ser preenchido e assinado por um médico com especialização na área da deficiência e um outro profissional de saúde, como enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros.

Divulgação/Freepik Junte e escaneie os documentos necessários

Na inscrição pela Internet, é necessário ter em mãos o número de CPF pessoal, dos familiares e do acompanhante, caso possua. É preciso digitalizar uma foto 3x4, o documento de identificação, como RG, e também o Atestado/Relatório Médico Padrão do Passe Livre, pois eles serão exigidos para a conclusão da solicitação.

Divulgação/Freepik Preencha o cadastro no site

No portal de cadastro do Passe Livre, insira o número do CPF e preencha todo o formulário eletrônico, informando documentação, endereço, renda e outras informações. Feita essa etapa, insira nos respectivos campos os documentos digitalizados (foto 3x4, documento de identificação e atestado) e clique em Enviar para Análise. Depois, é só esperar o Passe Livre chegar no endereço informado no cadastro!

 

Fonte: Fonte: Governo do Brasil, com informação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
<< voltar para a lista de notícias