vidros
vidros

Sicredi Rio Paraná dá “start” em ações do PUFV

publicado em 16/04/2018
compartilhe:

Em Santa Cruz de Monte Castelo-PR, que em 2018 completa cinco anos de atuação do Programa a União Faz a Vida no município, os professores participaram de uma formação com a AME Consultoria. Foram oito horas de formação com os seguintes objetivos: refletir sobre a importância do cooperativismo como alternativa sustentável de desenvolvimento econômico e social e expandir a visão dos participantes quanto à forma com que os seus comportamentos e atitudes influenciam no ambiente de trabalho e na conquista dos objetivos da equipe. Já os municípios: Guairaçá-PR, Querência do Norte-PR e Teodoro Sampaio-SP, que inauguram o Programa esse ano, contaram com uma formação inicial para os educadores. Foram dois dias dinâmicas e estudos sobre a metodologia do Programa. O Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, segue o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem. O Programa foi desenvolvido, em 1995, para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa. Com a participação de educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e com a comunidade de aprendizagem. E começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.  

Formação dos educadores - O Programa A União Faz a Vida também promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade. 

Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

Sobre o Sicredi Rio Paraná - O Sicredi Rio Paraná está presente em 44 cidades do noroeste do Paraná e sudeste de São Paulo. São 23 agências instaladas nas duas regiões. Para mais informações acesse sicredi.com.br ou nossas redes sociais fb/sicredirioparana e @sicredirioparana

Foto: Atividades desenvolvidas nos municípios

Abelha, mascote do PUFV

Crédito: Bianca Donato

Sicredi Rio Paraná PR/SP – Presidente Prudente – SP 

(18) 3904 9090 | (18) 99601-0445 / (44)99806-0421

Fonte: Carolina Mussolini Celestino de Oliveira Assessora de Comunicação e Marketing

GALERIA DE FOTOS

(clique na imagem para ampliá-la)
<< voltar para a lista de notícias