OAB lança cartilha sobre doença renal crônica a nível nacional

publicado em 16/04/2018
compartilhe:

Com idealização pioneira no Brasil, a OAB 29ª Subseção e da Comissão OAB vai à Escola lançaram no Centro Cultural Matarazzo a cartilha "Doença Renal Crônica", que elenca informações sobre a doença e a ciência de direitos exigidos por Lei. O projeto conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia e Carim (Associação de apoio ao paciente renal crônico) . Conforme Dr. Wesley Cotini, vice-presidente da Subseção e idealizador do projeto, a cartilha foi elaborada após o pedido de ajuda do Carim, por meio da fundadora Sumaya Zahra Zakir, e inspirado na cartilha "Direitos dos pacientes com Câncer", que foi desenvolvido pela Comissão da Jovem Advocacia (CJA) em 2016. "A Comissão realizará gratuitamente consultoria mensal nas sessões de hemodiálise que acontecem no Hospital Regional de Pres. Prudente e Instituto do Rim e divulgará em palestras nas escolas", explicou. Com conteúdo elaborado por advogados, psicóloga, assistentes sociais e médicos, de acordo com a advogada e coordenadora Dra. Brunna Ruzzon, serão entregues 10 mil exemplares em hospitais e clínicas do Brasil, por meio da Sociedade Brasileira de Nefrologia. "Também acontecerá o lançamento no Renal Vida, evento que será em Blumenau (SC), cidade referência para transplante de rim. Em seu discurso, o presidente do Carim, Cássio Mitsuo, informou que devido a falta de macas para hemodiálise em Prudente, há a necessidade urgente da construção do Hospital do Rim, e pediu ajuda do Governo. "Hoje, atendemos 436 pacientes e seus familiares para hemodiálise, diálise e tratamento conservador, além dos transplantados", acrescentou a fundadora Sumaya. O diretor técnico do Departamento Regional de Saúde, Jorge Yochinobu Chihara, falou sobre alguns projetos que são desenvolvidos que prestam atenção básica aos pacientes crônicos, mas salientou que, infelizmente, alguns pacientes se recusam entrar na fila de transplante, outros, não conseguem por motivos específicos. "Por isso, é de fundamental importância o trabalho realizado pelo Carim, para que conscientize e instrua essas pessoas", disse. Representando a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o médico Dr. Gustavo Navarro disse que a incidência de casos de doença renal crônica tem aumentado ao longo dos anos devido ao seu relacionamento com a hipertensão e a diabetes e, por isso, a necessidade de informação.

Mesa solene - Compuseram as mesas solenes: Dr. Wesley Cotini, vice-presidente da OAB Prudente; Cássio Mitsuo Tuboni, presidente do Carim; Sumaya Zahra Zakir, fundadora do Carim; Douglas Kato, vice-prefeito do Governo Municipal; Willian Leite, presidente da Câmara Municipal; Jorge Yochinobu Chihara, diretor do DRS; Valmir Pinto, Secretário Municipal da Saúde; Dr. Álvaro Salomão e Dra. Brunna Ruzzon, da Comissão OAB vai à Escola; e Dr. Gustavo Navarro, nefrologista.

Conteúdo - A cartilha é ilustrativa e didática. Dentre seu conteúdo,consta breve histórico do Carim, estágios da doença e transplante, causas e prevenção, tratamentos, plano de saúde, seguro de vida, financiamento imobiliário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aposentadoria e auxílio doença e isenções tributárias.

Fonte: Assessoria de imprensa OAB PP

GALERIA DE FOTOS

(clique na imagem para ampliá-la)
<< voltar para a lista de notícias