vidros
vidros

Assados de Forno

publicado em 15/07/2016
compartilhe:

As carnes assadas, além de gostosas, fazem boa figura à mesa e são muito práticas, pois você não fica preso à cozinha. São ótima opção para os dias com visitas, pois seu preparo é antecipado e, uma vez estando no forno, você está livre para ficar “fazendo sala” e, talvez, até se divertir com a conversa, enquanto assa. Como sempre, escolhi preparações clássicas, que cai bem à maioria dos paladares, experimente.
Fraldinha de forno

Ingrediente:

- 1 fraldinha (cerca de um quilo).
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo
• Tempere a carne com o sal e a pimenta do reino, colocando-a numa assadeira. Passe a manteiga por toda a carne. Deixe descansar por meia hora. Junte à carne, na assadeira, 1/2 xícara de chá de água e leve ao forno alto.
• O tempo de cozimento vai depender do “ponto” em que gosta da carne, podendo demorar entre 40 minutos e uma hora (bem passada) ou de seu forno. Não é necessário cobrir.
• Ao tirar a carne do forno, acrescente 1/2 xícara de chá de água, à assadeira, para fazer o molho, deixando-a, no fogo, até ferver, por alguns minutos para concentrar o sabor. Sirva sobre a carne.

Pernil Assado

Ingredientes:
- 1 pernil com 4 a 5 quilos
- suco de 2 limões grandes
- 4 dentes de alho grandes
- 1/2 maço de salsa picada
- 2 folhas de louro
- 2 folhas de manjericão
- 1 pedaço de ramo de alecrim (mais ou menos 3cm).
- sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
• Limpe a carne, retirando o excesso de gordura. Fure-a com uma faca de ponta, para que o tempero penetre melhor e coloque-a na assadeira.
• Cubra com todos os temperos, esfregando-os bem, por toda a carne. Deixe-a no tempero por, pelo menos, 12 horas. O melhor é temperar o pernil de véspera e deixar na geladeira, coberto, até a hora de assar.
• Cubra a assadeira com papel alumínio, com o lado brilhante do papel voltado para a carne e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC. Existe um cálculo básico para o tempo de cozimento coberto, em forno médio: 1 hora, mais 30 minutos para cada quilo do peso da carne. Por exemplo, no caso de um pernil de 4 quilos: 1 hora mais 4 x 30 minutos = 3 horas de cozimento coberto. Quando descobri-lo , verifique com um garfo se está macio e vire-o.
• Deixe-o no forno, até que esteja de um dourado marcante, quase marrom, regando com o caldo que fica na assadeira. Não deixe esse caldo secar totalmente, pois constitui um ótimo fundo para o molho, se quiser preparar sanduíches, ou mesmo para servir com o pernil, pois concentra-se nele todo o sabor da carne e temperos. Nesse caso, desengordure-o um pouco, junte meia xícara de chá de água ou mais, se estiver salgado, e engrosse-o com um pouco de amido de milho (2 colheres de chá, ou um pouco mais)


<< voltar