vidros
vidros

Alimentação Saúdavel

publicado em 09/10/2015
compartilhe:

               

  

 Um fator importante para termos uma alimentação saudável é procurar comer os alimentos em sua forma mais natural possível.

A escolha de uma alimentação natural engloba algumas atitudes. Por exemplo, comprar o máximo possível de alimentos locais (mais próximos, mais frescos,  menos agrotóxicos, menos conservantes). E utilizar pouco ou nenhum alimento processado, refinado e, de maneira geral, industrializado (menos conservantes, menos corantes, mais fibras, menos sódio).

 Nem sempre é fácil eliminar completamente os alimentos industrializados de nossa mesa. Mas, ao fazer suas compras, procure aproximar-se o mais que puder dos princípios da alimentação natural. Seu corpo, sua mente e o planeta vão agradecer.

 

                      Suco de Clorofila

 

Ingredientes:
2 folhas de couve
1 xícara (chá) de folhas de agrião
1 folha de alface ou de erva-doce
1 copo de suco de laranja puro
1/2 cenoura ralada
Um punhado de hortelã ou agrião
1 colher (sopa) de gengibre picado
adoçante a gosto


Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liqüidificador.
Coloque em copos altos e enfeite com folhas
de agrião e rodelas de laranja, se quiser, sirva
com gelo.

Rendimento:
2 copos de 250 ml cada com 99 Kcal cada.

 

            Canelone de berinjela com ricota

 

Ingredientes:1 berinjela média
                      2 colheres (chá) de sal light
                     1 colher (sopa) de azeite de oliva
  recheio:1 xícara (chá) de salsinha picada
                2 xícaras (chá) de ricota picada
               1/2 xícara (chá) de nozes picadas
               1 colher (chá) de pimenta-do-reino
  molho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
2 tomates médios picados
1 xícara (chá) de manjericão picado
1 colher (chá) de sal light

 Modo de Preparo:

  • Lave a berinjela, seque-a, retire a parte verde da ponta e corte-a em 16 fatias bem finas no sentido do comprimento. Coloque-as numa peneira aparada sobre uma tigela e polvilhe o sal sobre as fatias. Pressione com um prato e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, lave as fatias uma a uma, eliminando todo o sal e seque-as com toalha de papel. Reserve.
  •  Com um pouco do azeite, pincele uma frigideira antiaderente e leve ao fogo até aquecer. Junte, aos poucos, as fatias de berinjela e frite-as, até dourar dos dois lados. Sempre que necessário, pincele a frigideira com o azeite de oliva (não ultrapasse 1 colher de sopa).
  • Ligue o forno à temperatura média.
  • Recheio: bata no processador a salsinha, a ricota, as nozes e a pimenta-do-reino, até obter uma pasta homogênea. Reserve.
  • Molho: numa panela, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola e o alho e refogue, sem parar de mexer. Acrescente os tomates e 1/2 xícara (chá) de água e cozinhe, mexendo de vez em quando, até os tomates murcharem. Por último, misture o manjericão e o sal. Cozinhe por mais 5 minutos e retire do fogo.
  •  Montagem: espalhe as fatias de berinjela numa superfície lisa e distribua o recheio. Enrole as fatias como um canelone e disponha numa assadeira de 23 cm x 33 cm. Despeje o molho sobre os rolinhos e cubra a assadeira com papel-alumínio. Leve ao forno por 25 minutos. Elimine o papel-alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

     Dicas:
     Substituição inteligente:
    O uso da berinjela no lugar da massa para esta versão do canelone deixa este prato muito mais leve. É o mesmo caso da clássica lasanha de berinjela, que pode ser feita com a berinjela escaldada e não frita para ficar mais light.

<< voltar